Você está aqui: Página Inicial / CEE'2021

CEE'2021

 banner CEE2021   

LIVE dia 22                        LIVE dia 23

 

1-menu-links-lives  2-menu-programa  3-menu-inscrição  menu-datas  menu-informações    

 

titulo cee

  dia 22 separador

BANNER CERIMONIA ABERTURA

pitch1pitch2

 

 

dia 23 separador

banner 5 novo

 trabalhos 2

pitch3pitch4

 

     return             

 

 

 

 

 

 

          JUMPER        LESC

 

UFSCar logo          PROEX logo          educa logo 

     lietec logo       bioeng logo        AUGM logo     

return 

 

 

  

 

 

 

                    aviso final post it

       LIVE dia 22

 

 

       LIVE dia 23

 

 return   

 

 

 

 

 

separador

inscreva-se

 

 

paper icon SUBMISSÃO DE TRABALHOS / PAPER SUBMISSION - Instruções para os autores / instructions for authors:

Clique AQUI/Click HERE para baixar os arquivos do GoogleDrive (for download files from GoogleDrive)

 video pitch icon Vídeo PITCH

Os autores têm de enviar ao e-mail cee2021@ufscar.br, até o dia 7 de Setembro, a apresentação do trabalho em Português, Inglês ou Espanhol, em formato de PITCH, com a duração máxima de 5 minutosOs vídeos serão exibidos na sessão correspondente conforme programação, em sequência. Ao final, o moderador conversará com os autores sobre os seus estudos. Cada sessão será transmitida ao vivo pela web.

Authors must send to e-mail cee2021@ufscar.br, by September 7th, the presentation of the work in Portuguese, English or Spanish, in PITCH format with a maximum duration of 5 minutesThe videos will be shown in the corresponding session as scheduled, in sequence. At the end, the moderator will talk to the authors about their studies. Each session will be broadcast live over the web.

return   

 

 

 

 

 

 

novas datas 2

inscrições/fees

return 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS - other information

 

O evento tem natureza acadêmico-científica, com foco na inovação e no desenvolvimento de caminhos e soluções que auxiliem a disseminação de experiências e práticas sobre Educação para o Empreendedorismo, oferecendo a possibilidade de uma visão mais abrangente sobre tópicos que cobrem diversas perspectivas, tais como a pedagógica, a institucional, a regional, tecnológica e social, dentro das diversas áreas do conhecimento humano. A ideia é estreitar as relações entre a sociedade, a universidade e o poder público, propondo um novo paradigma: a capitalização do conhecimento, ou seja, que o legado da conferência de fato seja transformador em todos os ambientes do ensino público.

The event has an academic-scientific nature, focusing on innovation and the development of paths and solutions that help the dissemination of experiences and practices on Education for Entrepreneurship, offering the possibility of a broader view on topics that cover different perspectives, such as the pedagogical, institutional, regional, technological and social, within the various areas of human knowledge. The idea is to strengthen the relationship between society, the university and the public authorities, proposing a new paradigm: the capitalization of knowledge, that is, that the conference's legacy is in fact transforming in all public education environments.

PÚBLICO ALVO: Professores do ensino fundamental, médio e superior; profissionais liberais, gestores públicos, estudantes do ensino médio e superior, pesquisadores, órgãos públicos e privados, organizações sociais.

OBJETIVOS: Esta conferência visa disseminar a compartilhar experiências e práticas no Ensino do Empreendedorismo proporcionando uma visão ampla sobre a Educação Empreendedora abrangendo as Perspectivas Pedagógicas, as Perspectivas Institucionais, a Perspectiva Regional, a Perspectiva Tecnológica e Social.

Perspectivas Pedagógicas:

  • Teorias pedagógicas na educação para o empreendedorismo
  • Métodos e metodologias de ensino do empreendedorismo;
  • Casos e práticas no ensino e aprendizagem do empreendedorismo;
  • Experiências fora da sala de aula (por exemplo, estágios, mobilidade)
  • Aprendizagem baseada em competências e avaliação de habilidades
  • Aprendizagem baseada em projetos e avaliação de habilidades
  • Experiências de aprendizagem de serviço na aprendizagem do empreendedorismo
  • Promover e avaliar o envolvimento do aluno
  • Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo
  • Educação para o empreendedorismo para estudantes não empresariais
  • Desenvolvimento de ferramentas e competências para o front-end da inovação


Perspectivas Institucionais:

  • Instituições de educação empreendedora, o modelo de educação para o empreendedorismo no nível institucional
  • Desenvolvimento e sustentação de instituições de ensino superior empreendedor, estratégias e abordagens

 

 Perspectivas Regionais:

  • O ensino do empreendedorismo no contexto do sistema regional de inovação
  • Questões, contradições, desafios e perspectivas para o futuro
  • Ecossistemas regionais e uma mentalidade empreendedora
  • Políticas públicas na promoção da educação para o empreendedorismo
  • A perspectiva regional do Empreendedorismo Social (por exemplo: experiências de aprendizagem em serviços) 

 

Perspectivas de Aplicação:

  • Abordagens de coaching para educação em empreendedorismo
  • Empreendedorismo para educadores (ensino básico)
  • Educação para o empreendedorismo feminino
  • Educação em empreendedorismo cooperativo
  • Educação de empreendedorismo sênior

 

Perspectivas Tecnológicas:

  • Tecnologias emergentes no ensino e aprendizagem do empreendedorismo (por exemplo, cursos online abertos massivos, recursos educacionais abertos, gamificação, jogos sérios)
  • Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo 

 

Perspectivas Sociais:

  • Uso de tecnologias e processos de ensino-aprendizagem que sejam diretamente aplicáveis na sociedade, garantindo autonomia e solução de problemas.

 

JUSTIFICATIVAS: A realização deste evento no Brasil justifica-se pela necessidade que temos de investimento no ensino público brasileiro sob a ótica da inovação e da ação empreendedora, considerando as boas experiências educacionais, sejam nacionais e internacionais. Quando olhamos para essas experiências, todas elas comportam uma colaboração em redes, envolvendo as esferas dos poderes públicos municipais, estaduais e federal, no sentido da garantia da continuidade de políticas públicas.Nesse sentido, o evento ver trazer a oportunidade de termos uma visão sistêmica das políticas educacionais, pois somente assim teremos sucesso nos resultados educacionais. Não temos dúvida que um evento dessa natureza em muito tem a contribuir para fomentar a consolidar iniciativas nesse sentido.Vale ressaltar também que, na organização do evento, teremos a participação efetiva de representantes da “Asociación de Universidades Grupo Montevideo” (AUGM), em especial, os investigadores ligados diretamente ao ensino do empreendedorismo (Portal do Empreendedorismo da AUGM). Desse modo, intenciona-se integrar a América Latina em torno desse movimento pela educação para o empreendedorismo, fortalecendo também os laços com o conhecimento europeu. Justifica-se essa integração em rede internacional por estar em consonância com os pressupostos e programas de estado que tem investido na internacionalização das universidades públicas. Com certeza, parâmetros internacionais poderão fortalecer cada vez mais os indicadores educacionais amplamente divulgados pelo Ministério da Educação, através o INEP, para educação básica e superior.Vale ressaltar que, muito mais importante do que a realização do evento em si, é a preocupação da Comissão Organizadora em prover condições e canais de comunicação para fazer frutificar o legado do evento. Isso significa dizer que está colocado o desafio para aproximação da academia do ensino formal público, independente do país de origem: a diminuição das barreiras entre a produção de conhecimento científico e a formação dos jovens e futuros cidadãos dentro da perspectiva da ação empreendedora.A proposta de realização do evento foi aprovada na 202ª.Reunião Ordinária do Conselho Departamental DEFMH/UFSCar e está registrada como atividade de extensão junto à Pró-Reitoria de Extensão, Processo No. 23112.005357/2021-55.

 return        

 

 

 

 

 

 

 

separador

A história da CEE / History

 

Esta conferência já foi organizada em 2015 e 2016 em Coimbra/Portugal pelo Instituto Pedro Nunes e esteve limitada à comunidade Portuguesa (Proceedings: 2015 e 2016). Já em 2017 o evento foi realizado na Universidade de Aveiro, em Aveiro/Portugal e tornou-se internacional recebendo trabalhos científicos em Inglês, Espanhol e Português (Proceedings: 2017). Em 2018 e 2019, o evento foi realizado pelo INESC TEC na cidade do Porto/Portugal (Proceedings: 2018 2019). Em 2020 o evento foi sediado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (Proceedings: 2020).

return