Você está aqui: Página Inicial / Sobre

Infraestrutura

O LIETEC faz parte do Núcleo de Análise do Movimento (NAM) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunindo estudantes, profissionais e pesquisadores que tem como objeto de estudo e investigação científica em interface com a inovação, atuando em projetos de pesquisa que possibilitem tanto a divulgação de seus resultados em artigos científicos quanto o depósito de patentes.

LIETEC possui dois ambientes de estudo e pesquisa, num total de 90 metros quadrados. O primeiro ambiente, de 44 metros quadrados, acomoda o sistema de cinemetria para avaliação do movimento humano. O outro ambiente, com 46 metros quadrados, além de ser um espaço para estudos e reuniões compartilhado, comporta os sistemas de dinamometria e eletromiografia para avaliações do esforço isométrico.

As ações do LIETEC compreendem também a assessoria, consultoria e suporte técnico-científico para o desenvolvimento de projetos em inovação e empreendedorismo tecnológico, pesquisa e desenvolvimento de produtos em educação física, esportes e saúde, com ênfase em tecnologia assistiva, avaliação física, treinamento de alto rendimento e reabilitação. O grupo tem participado com sucesso em competições de inovação, tal como o i2p®, organizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas/SP e realiza, bianualmente, o Fórum Internacional de Inovação em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde (inovaforum).

Por fim, mas não menos importante o LIETEC tem realizado parcerias importantes para a realização de Cursos de Extensão e de Especialização na temática da Gestão Pública Inovativa.

Para acesso de informações sobre o LIETEC no Diretório de Grupos do CNPq, clique aqui.

O LIETEC dispõe dos seguintes equipamentos:

6 (seis) câmeras Infra Vermelho - Vicon Modelo B10

1 (uma) câmera de Vídeo - Vicon Modelo 720c

6 (seis) 3D Junior Camera Head

25 metros quadrados de Plataforma de Madeira desmontável e ajustável, para uso de plataformas de força

1 (um) sistema completo GIGANETE MXGIGANETBOX VICON Hadware t-series produt

1 (um) aparelho receptor das plataformas de força, marca AMTI, modelo PJB101

1 (um) Condicionador de Sinais da EMG System do Brasil, com software WINDAQ

1 (uma) célula de carga com mostrador digital para testes de esforço isométrico (tensiômetro)

1 (um) dinamômetro de preensão da mão, marca EMG System, com empunhadura anatômica modificada