CEE2021

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INFORMAÇÕES GERAIS - other information

 O evento tem natureza acadêmico-científica, com foco na inovação e no desenvolvimento de caminhos e soluções que auxiliem a disseminação de experiências e práticas sobre Educação para o Empreendedorismo, oferecendo a possibilidade de uma visão mais abrangente sobre tópicos que cobrem diversas perspectivas, tais como a pedagógica, a institucional, a regional, tecnológica e social, dentro das diversas áreas do conhecimento humano. A ideia é estreitar as relações entre a sociedade, a universidade e o poder público, propondo um novo paradigma: a capitalização do conhecimento, ou seja, que o legado da conferência de fato seja transformador em todos os ambientes do ensino público.

The event has an academic-scientific nature, focusing on innovation and the development of paths and solutions that help the dissemination of experiences and practices on Education for Entrepreneurship, offering the possibility of a broader view on topics that cover different perspectives, such as the pedagogical, institutional, regional, technological and social, within the various areas of human knowledge. The idea is to strengthen the relationship between society, the university and the public authorities, proposing a new paradigm: the capitalization of knowledge, that is, that the conference's legacy is in fact transforming in all public education environments.

PÚBLICO ALVO: Professores do ensino fundamental, médio e superior; profissionais liberais, gestores públicos, estudantes do ensino médio e superior, pesquisadores, órgãos públicos e privados, organizações sociais.

OBJETIVOS: Esta conferência visa disseminar a compartilhar experiências e práticas no Ensino do Empreendedorismo proporcionando uma visão ampla sobre a Educação Empreendedora abrangendo as Perspectivas Pedagógicas, as Perspectivas Institucionais, a Perspectiva Regional, a Perspectiva Tecnológica e Social.

Perspectivas Pedagógicas:

  • Teorias pedagógicas na educação para o empreendedorismo
  • Métodos e metodologias de ensino do empreendedorismo;
  • Casos e práticas no ensino e aprendizagem do empreendedorismo;
  • Experiências fora da sala de aula (por exemplo, estágios, mobilidade)
  • Aprendizagem baseada em competências e avaliação de habilidades
  • Aprendizagem baseada em projetos e avaliação de habilidades
  • Experiências de aprendizagem de serviço na aprendizagem do empreendedorismo
  • Promover e avaliar o envolvimento do aluno
  • Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo
  • Educação para o empreendedorismo para estudantes não empresariais
  • Desenvolvimento de ferramentas e competências para o front-end da inovação


Perspectivas Institucionais:

  • Instituições de educação empreendedora, o modelo de educação para o empreendedorismo no nível institucional
  • Desenvolvimento e sustentação de instituições de ensino superior empreendedor, estratégias e abordagens

 

 Perspectivas Regionais:

  • O ensino do empreendedorismo no contexto do sistema regional de inovação
  • Questões, contradições, desafios e perspectivas para o futuro
  • Ecossistemas regionais e uma mentalidade empreendedora
  • Políticas públicas na promoção da educação para o empreendedorismo
  • A perspectiva regional do Empreendedorismo Social (por exemplo: experiências de aprendizagem em serviços) 

 

Perspectivas de Aplicação:

  • Abordagens de coaching para educação em empreendedorismo
  • Empreendedorismo para educadores (ensino básico)
  • Educação para o empreendedorismo feminino
  • Educação em empreendedorismo cooperativo
  • Educação de empreendedorismo sênior

 

Perspectivas Tecnológicas:

  • Tecnologias emergentes no ensino e aprendizagem do empreendedorismo (por exemplo, cursos online abertos massivos, recursos educacionais abertos, gamificação, jogos sérios)
  • Materiais e ferramentas inovadores para o ensino do empreendedorismo 

 

Perspectivas Sociais:

  • Uso de tecnologias e processos de ensino-aprendizagem que sejam diretamente aplicáveis na sociedade, garantindo autonomia e solução de problemas.

 

JUSTIFICATIVAS: A realização deste evento no Brasil justifica-se pela necessidade que temos de investimento no ensino público brasileiro sob a ótica da inovação e da ação empreendedora, considerando as boas experiências educacionais, sejam nacionais e internacionais. Quando olhamos para essas experiências, todas elas comportam uma colaboração em redes, envolvendo as esferas dos poderes públicos municipais, estaduais e federal, no sentido da garantia da continuidade de políticas públicas.Nesse sentido, o evento ver trazer a oportunidade de termos uma visão sistêmica das políticas educacionais, pois somente assim teremos sucesso nos resultados educacionais. Não temos dúvida que um evento dessa natureza em muito tem a contribuir para fomentar a consolidar iniciativas nesse sentido.Vale ressaltar também que, na organização do evento, teremos a participação efetiva de representantes da “Asociación de Universidades Grupo Montevideo” (AUGM), em especial, os investigadores ligados diretamente ao ensino do empreendedorismo (Portal do Empreendedorismo da AUGM). Desse modo, intenciona-se integrar a América Latina em torno desse movimento pela educação para o empreendedorismo, fortalecendo também os laços com o conhecimento europeu. Justifica-se essa integração em rede internacional por estar em consonância com os pressupostos e programas de estado que tem investido na internacionalização das universidades públicas. Com certeza, parâmetros internacionais poderão fortalecer cada vez mais os indicadores educacionais amplamente divulgados pelo Ministério da Educação, através o INEP, para educação básica e superior.Vale ressaltar que, muito mais importante do que a realização do evento em si, é a preocupação da Comissão Organizadora em prover condições e canais de comunicação para fazer frutificar o legado do evento. Isso significa dizer que está colocado o desafio para aproximação da academia do ensino formal público, independente do país de origem: a diminuição das barreiras entre a produção de conhecimento científico e a formação dos jovens e futuros cidadãos dentro da perspectiva da ação empreendedora.A proposta de realização do evento foi aprovada na 202ª.Reunião Ordinária do Conselho Departamental DEFMH/UFSCar e está registrada como atividade de extensão junto à Pró-Reitoria de Extensão, Processo No. 23112.005357/2021-55.

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